sexta-feira, 25 de julho de 2014

[Resenha] Space Opera - Um Novo Começo "Karen Alvares e Melissa de Sá"




Conto de ficção científica espacial pela dupla Karen Alvares, autora de “A Dama das Ameixas”, e Melissa de Sà, de “O Silêncio do Mundo”.

Jout nunca conheceu o Planeta Terra. Ele nasceu e cresceu no espaço: a nave é o único lugar que conhece. Todos os dias, observa a escuridão do universo e imagina se ele e a tripulação de sobreviventes da nave encontrarão um novo lar em às meio estrelas infinitas.

Mas quando Jout e sua tripulação finalmente parecem encontrá-lo, ainda precisarão lidar com os perigos nesse novo planeta e enterrar a verdade sobre os humanos para só assim alcançarem seu novo começo.




Editora: Draco
Gênero: Ficção Científica
Ano: 2014
Páginas: 61
Nota: 5/5


Uma noveleta escrita a quatro mãos pelas talentosas Karen Alvares (entrevista AQUI) e Melissa de Sá (entrevista AQUI).

SPACE OPERA – Um novo começo
As pessoas como elas são

É fato que já há algum tempo me rendi ao talento dessa dupla, seja em seus trabalhos solos, seja em parcerias. No entanto, agora temos um único texto escrito a quatro mãos. Isso já foi o suficiente para instigar ainda mais meu interesse.


Com estimadas 61 páginas (o livro está exclusivamente em formato digital), pode ser lido em pouco tempo, e depois de começar vai ser difícil demorar para terminar.

A obra é dividida em capítulos intercalados a interlúdios. Os capítulos seguem uma cronologia diferente dos interlúdios, que se complementam em certo ponto da trama.

A linha principal segue a trajetória de Jout, um menino terráqueo que não chegou a conhecer a terra. Parece confuso? Mas não é, e também não vou explicar, você terá que ler. Mais tarde me agradecerá por isso. Jout é filho do líder de um grupo de sobreviventes, os últimos da Terra, que há anos tripulam uma nave em busca de um planeta habitável, um novo lar, um novo começo.

Logo nesse início, conhecemos o capitão Jones, pai de Jout. Normalmente eu mantenho um distanciamento de personagens da ficção, mas a obra em questão foi capaz de subverter meus próprios costumes, pois Jones conquistou, logo em suas primeiras falas, meu desprezo pleno. Um tipo de personagem que eu gostaria de estar perto para ver morrer com muita dor. Se isso acontece ou não, você vai ter que ler para saber.

A história ganha mais tensão quando a nave dos sobreviventes encontra um planeta com características semelhas às da Terra. A partir daí é quase impossível interromper a leitura, que passa a ser perigosa. Digo perigosa mesmo, pois tive que ler andando, e andar sem olhar para frente em uma capital como Belo Horizonte é uma prática de alto risco.

As revelações sobre o enredo terminam aqui, por que seria um grande pecado estragar a experiência de quem vai se presentear lendo o texto, mas posso garantir que os acontecimentos seguintes são muito interessantes.

A escrita mostra a qualidade que os leitores das autoras já estão acostumados, com um texto fluido, agradável; diálogos bem construídos e verossímeis. As personalidades são bem delineadas, e bastaria os diálogos para nos mostrar qual a faixa etária de cada personagem, o que facilita muito a imersão. Eu estive fora do nosso planeta no tempo que me dediquei a essa prazerosa leitura.

Os interlúdios mostram outra personagem, em outro tempo e outro lugar. E, a princípio, muitos pensarão que se trata de outra história, totalmente independente da principal. Será? Leia pra saber. Posso dizer apenas que os interlúdios são instigantes e tensos, principalmente por não revelarem muito, aguçando a curiosidade do leitor ao extremo.

O desfecho vem com revelações arrebatadoras. Sintomas como taquicardia, angústia, boca seca e respiração ofegante pode se manifestar no leitor. Não se preocupe, os sintomas são temporários. Depois disso você sentirá um gostoso entorpecimento, e a alegria de ter lido algo tão bom.

O final não é um conto de fadas, e retrata muito bem a natureza humana. Justamente por isso, eu simplesmente adorei.

O e-book custa apenas 5,99 na Amazon. Vale a pena cada centavo, e muito mais. Se você quer ficar tão feliz quanto eu fiquei ao ler “Um Novo Começo”, não perca tempo e adquira.


Um comentário:

  1. Samuel! ;) Eu que tive taquicardia aqui lendo essa resenha!
    Que delícia saber que você curtiu nosso Space Opera. ;) Eu e a Mel temos um super carinho por esse e-book. Foi nossa primeira história a quatro mãos mesmo, contos não vale.
    E ri demais com o "leitura perigosa". Obrigada pela resenha incrível. Você é demais! :)

    ResponderExcluir