terça-feira, 29 de abril de 2014

Um Cântico de Silêncio - A Trilha Sonora




Meu segundo livro, entitulado "Um Cântico de Silêncio: o encontro inesperado de dois corações atormentados", está em vias de ser publicado. A obra já está sendo impressa na gráfica em em breve estará à venda nos formatos físico e digital.

A música sempre esteve muito presente em minha vida, desde a mais tenra idade, e muito antes que eu viesse a descobrir a paixão pela literatura. Nesse livro eu fiz uso de diversas músicas, de estilos absurdamente variados, que estão espalhadas por toda a história, seja por meio de citações ou incluidas diretamente na narrativa.

Abaixo todas as músicas presentes na obra e um pouco sobre cada uma das canções.




The Carpenters - Close to You(BACHARACH, BURT / DAVID, HAL)

(They Long To Be) Close To You foi o maior sucesso da dupla The Carpenters, lançada em 15 de maio de 1970, a música se manteve por 4 semanas no topo das paradas de sucesso e Composta por Burt Bacharach e Hal David, foi a primeira canção da dupla a ganhar um disco de ouro e a versão mais conhecida da música. A dupla ganhou o Grammy de melhor perfomance por um dueto pela música em 1971. A canção também é o tema de Marge e Homer no filme como no seriado Os Simpsons.





Luiz Melodia - Estácio, Holly Estácio (Luiz Melodia)

Esta canção foi a que verdadeiramente possibilitou que o jovem Luiz Melodia se tornasse conhecido do grande público. Outras de suas canções já haviam sido gravadas por grandes nomes da MPB (como “Pérola Negra”, gravada em 1971 por Gal Costa), porém quando Maria Bethânia decidiu incluir “Estácio, Holly Estácio” em seu LP “Drama – Anjo Exterminado”, de 72, o sucesso e o reconhecimento atingiram o compositor. Com 21 anos, o garoto do subúrbio carioca já era cantado por duas das maiores cantoras da música brasileira.


                                                       

Joe Cocker - You Are So Beautiful (Dennis Wilson/Billy Preston)

"You Are So Beautiful" é uma canção escrita por Dennis Wilson , Bruce Fisher e Billy Preston . Ela foi gravada pela primeira vez por Preston e se tornou popular com a interpretação Joe Cocker .

A versão original de Preston apareceu pela primeira vez em seu álbum de 1974 The Kids & Me. O produtor Jim Price , criou um arranjo mais lento para a versão de Cocker, que apareceu pela primeira vez no álbum I Can Stand a Little Rain (lançado em 1974). Lançado como single, a versão de Joe Cocker chegou ao 5º lugar no top 100 da Billboard.






Gilberto Gil - Pessoa Nefasta (Gilberto Gil)

"Estranha personagem. Muita gente perguntou: 'É Paulo Maluf? É não sei quem?' Era a encarnação do pessimismo, do baixo astral brasileiro que, enfim, estava um pouco na figura do político, na do empresário, do tubarão, dos grandes patrões, dos poderosos da televisão... e na figura do bandido ruim, perverso, maldoso, sanguinário, que mata pra roubar - é até mais a esse personagem, de origem simples, humilde, que a música se dirige; é ele, mais identificado com a área popular, que melhor se incorpora à canção e é escolhido por ela, tanto que acaba sendo intimado a ir a pé à Bahia, ao Bonfim.

"Eu havia sido assaltado e, sem dúvida alguma, o fato influiu na minha criação: Pessoa Nefasta foi pra eles. Eram dois e, armados, nos imobilizaram, ficaram nos encarando, ameaçaram estuprar minha mulher e poderiam ter me matado, porque eu discuti com eles. É pro tipo de espírito deles que eu falo na letra, de sonoridades agressivas, toda no imperativo, como se dita por uma mãe de santo, um padre, um sacerdote, um guia espiritual, um exorcista: como um 'vadi retro, Satanás'. Pessoa Nefasta é uma canção de exorcismo."






Simon & Garfunkel - The Sound of Silence (Paul Simon)

"The Sounds of Silence" é uma canção folk gravada pela dupla Simon & Garfunkel, alcançou popularidade na década de 1960. Foi escrita em fevereiro de 1964 pelo cantor e compositor Paul Simon na sequência do assassinato de John F. Kennedy em 1963. Uma versão inicial preferida pela banda foi remixada e suavizada, e tornou-se conhecida como "lançamento quintessencial do folk rock".

A canção apresenta Simon na guitarra acústica e ambos cantando. Ela foi originalmente gravada como uma parte acústica para seu primeiro álbum Wednesday Morning, 3 A.M. em 1964, mas por iniciativa do produtor da gravadora, Tom Wilson, mais tarde foi sobreposta com tambores (Bobby Gregg), baixo elétrico (Bob Bushnell) e guitarra (Al Gorgoni), tudo sem o conhecimento ou a participação de Simon & Garfunkel e relançado como single em setembro de 1965. O single atingiu número um no dia de Ano-Novo de 1966 e foi incluída no álbum de 1966, Sounds of Silence.

A música, além de ter sido o primeiro grande sucesso da dupla, tornou-se também célebre como parte da trilha sonora do filme The Graduate (A Primeira Noite de Um Homem) , de 1968 e também do filme Watchmen lançado em 2009






Nelson Cavaquinho - A Flor E O Espinho (Nelson Cavaquinho, Guilherme De Brito, Alcides Caminha)

"A flor e o espinho" é um samba de Nelson Cavaquinho em parceira com Guilherme de Brito e Alcides Caminha.

Composta em 1957, com letra de Guilherme de Brito (com também participação de Alcides Caminha), enquanto a melodia é de Nelson Cavaquinho, "A flor e o espinho" foi feita durante um encontro na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro Guilherme e Nelson. A canção sintetiza o estilo poético/musical da dupla, marcado por um lirismo angustiado, pessimista, em que ressalta uma constante preocupação com a morte e as tragédias da vida.

Foi gravada pela primeira vez naquele mesmo ano, por Raul Moreno, em seu disco Todamérica. Mas a versão não teve sucesso. Somente em 1964, com uma gravação de Elizeth Cardoso para seu disco "Elizeth Sobe o Morro", o samba fez sucesso de público e crítica.1

Em 1973, a canção foi gravada por Nelson Cavaquinho, mas como Potpourri, para seu álbum homônimo.





Vicente Celestino - O Ébrio (Vicente Celestino)

"O Ébrio" faz parte da trilha sonora do filme brasileiro, de mesmo nome de 1946, dirigido por Gilda de Abreu e escrito por ela e seu marido Vicente Celestino, que protagoniza o filme.






Gonzaguinha - Palavras (Luiz Gonzaga Jr.)

Palavras é uma canção composta e gravado por Gonzaguinha (um dos meus artistas prediletos em toda a existência) em seu primeiro albúm, Odeon, de 1973. A canção dispensa apresentações. Só ouvindo pra entender.





Pink Floyd - Comfortably Numb (David Gilmour / Roger Waters)

Comfortably Numb é uma canção do Pink Floyd, escrita pelo guitarrista David Gilmour e por Roger Waters, baixista da banda. Foi uma das principais e mais reconhecidas músicas da banda. Foi gravada no álbum duplo The Wall de 1979.

Comfortably Numb foi inicialmente uma ideia de David Gilmour, que pretendia inseri-la no seu primeiro álbum solo de originais. Contudo, optou por trazer a música para a banda, onde foi trabalhada juntamente com Roger Waters.

A música, no contexto do álbum conceitual que é The Wall, conta um episódio da vida do protagonista. Pink encontra-se no seu quarto de hotel, sofrendo os efeitos de uma droga que acaba de tomar, incapacitado de atuar num concerto. Entra então no cenário um médico que examina Pink num estado semi-comatoso. Este (interpretado por Bob Geldof), apenas consegue visualizar imagens semi-reais e distorcidas que o remetem ora para o exame do médico que está a decorrer no momento ora para episódios da sua infância, que constituem as razões do seu refúgio nas drogas. Entra de novo o médico que, tendo terminado o diagnóstico, administra uma injecção a Pink, para que este recupere a tempo de atuar no concerto da sua banda. Surge de novo o refrão, diferente na segunda parte, e que remete para imagens semelhantes da infância de Pink.

A cena do filme The Wall é simplesmente fantastica. Segundo Roger Waters, ele testemunhou a cena onde o cigarro queima até alcançar os dedos, acontecendo com Syd Barret, quando ainda fazia parte da banda. Outra versão dessa canção pode ser ouvida no filme Os Infiltrados, obra genial de Martin Scorsese.
                                                                          



Blind Faith -Can't Find My Way Home (Steve Winwood)

“Can't Find My Way Home " é uma canção escrita por Steve Winwood, lançada pela primeira vez pela lendária banda Blind Faith em seu álbum homônimo de 1969. A revista Rolling Stone, em uma análise do álbum, apontou que a música apresentava uma bateria altamente inovadora de Ginger Baker"e julgou a letra como algo delicioso.

O Blind Faith gravou apenas um album, que se tornou icônico. A banda contava, entre seus integrantes, com Eric Clapton e Ginger Baker, ambos vindos do Cream, primeiro grande Power Trio da história do rock.




Alice in Chains - Down In A Hole (Jerry Cantrell)

"Down in a Hole" é a quarta canção (ou décima segunda em algumas versões) do álbum de 1992, Dirt, do Alice in Chains. Ela foi escrita por Jerry Cantrell sobre uma de suas antigas namoradas. Ele foi primeiramente hesitante em apresentar essa canção para a banda, sentindo que a canção era muito leve, mas após uma resposta positiva da banda, eles continuaram-a e a gravaram, e acabou se tornando uma das cinco compactos do álbum. Uma versão acústica foi apresentada no concerto para o MTV Unplugged da banda, que é uma show genial!





Johnny Cash - Folsom Prison Blues (Johnny Cash)

"Folsom Prison Blues" é uma canção escrita e gravada pelo artista americano de música country Johnny Cash. A música combina elementos de dois gêneros folclóricos populares, train song e a prison song, sendo que ambos elementos continuariam a serem usados para o resto de sua carreira de Cash. Tornou-se uma das canções de assinatura de Cash. Foi a décima primeira faixa em seu álbum de estréia With His Hot and Blue Guitar (1957), mas também foi incluída (mesma versão) em todo a bordo do  All Aboard the Blue Train (1962).




Sinopse

Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre.

Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos.

Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois.

Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade? 



Leia os primeiros capítulos




Se você quer garantir seu exemplar impresso de "Um Cântico de Silêncio" envie um email para umcanticodesilencio@yahoo.com.br e reserve seu exemplar por apenas R$ 22,00, com frete grátis para todo o Brasil, ou aguarde para adquirir o ebook por apenas R$ 5,99 na Amazon.

Saiba mais acessando o site oficial do livro: http://umcanticodesilencio.wix.com/livro


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário