segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CRÍTICA: BUSCA IMPLACÁVEL






Título: Taken (Original)
Ano produção: 2008
Dirigido por
Duração 93 minutos
Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen

Bryam escuta, pelo celular, o momento do sequestro de sua filha por uma gangue especializada no tráfico de mulheres. Agente aposentado do serviço secreto, Bryan então começa a reunir pistas para poder encontrar e salvar sua filha.


Bryan é um ex-agente da CIA que se aposentou para ficar mais próximo da filha. Seu casamento chegou ao fim em virtude de seu trabalho, e ele se tornou um pai solitário e super protetor, que tenta ganhar espaço na vida da filha, mas tem que competir com um padrasto milionário.

O filme se inicia calmo, mostrando a nova rotina de Bryan e sua relação conturbada com a ex-esposa. Mas logo, logo a coisa esquenta. Assim que descobre que sua filha fora raptada por traficantes de pessoas, ele assume uma personalidade no melhor estilo brucutu, e sai em uma caçada desesperada para salvar a filha e punir os responsáveis.
 
Liam Neeson é um grande ator, extremamente versátil e competente. Mas em “Busca Explosiva” ele se supera, dando-nos a impressão que o seu Bryan seria capaz de sozinho dar uma surra em toda a equipe de mercenários de Stallone.

A partir do momento em que o protagonista chega a Paris, vemos um sequencia desenfreada de ação frenética e muito bem executada. Bryan não perde tempo e não se preocupa em ter escrúpulos. Ele simplesmente “bota pra quebrar”, literalmente.

A velocidade com que as coisas acontecem deixa o espectador sem ar, e faz o filme ser interessante e prender a atenção do início ao fim. Liam Neeson convence como o maior “Bad Motherfucker” de todos os tempos, e entra de corpo e alma na pele de um cara impossível de não se temer.

O espírito “custe o que custar” do protagonista também chama atenção, mostrando que está disposto a fazer qualquer coisa para resgatar sua filha. Isso fica evidente na cena em que ele atira contra uma mulher totalmente inocente, apenas para alcançar seu objetivo.

Luc Besson
O roteiro é bem amarrado e enxuto, sem sobrar nem faltar. Eu, particularmente, sou fã de Luc Besson, e acho que é um diretor/roteirista que sabe como ninguém retratar o submundo francês com competência e habilidade ímpar. Quem não conhece o diretor tem que assistir alguns de seus clássicos, como “O profissional” e “Nikita”.

Busca Implacável é um filme tenso, violento, e extremamente divertido.

Imperdível!

Assita o trailer e ouse não assistir.



Aplausos para Busca Implacável


Não sei quem são.
Não sei o que querem.
Se estão procurando por um resgate, devo dizer que não tenho dinheiro.
Mas o que tenho são várias habilidades.
Habilidades que adquiri em muitos anos de prática.
Habilidades que me tornam um pesadelo para vocês.
Se deixarem minha filha ir agora, terminamos tudo aqui.
Não os procurarei, não os perseguirei.
Mas se não o fizerem,
eu os procurarei...
eu os encontrarei...
e eu os matarei.

2 comentários:

  1. Ótima dica Samuel! Esse filme foi demais, e até hoje há frases dele na net ne? essa que postou, já virou até meme ♥ e quando a vi no trailer me amarrei. O segundo filme eu já não curti mto, achei desnecessário, exagerado, uma pena!
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  2. oi Samuel, adorei a dica. Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas ainda não vi. E parece ser bem o meu estilo, rs
    beijo

    ResponderExcluir