quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CRÍTICA: O LADO BOM DA VIDA







Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas.

“O lado bom da vida” foi vendido como uma comédia romântica, e isso me fez demorar bastante a ver o filme. Felizmente, depois de tal propaganda enganosa, fui surpreendido.


Inicialmente a história acompanha a vida de Pat a partir da saída de um hospício. A interpretação de Bradley Cooper mostra um homem inseguro, instável e cheio de esperanças vazias. Pat é um personagem muito interessante, mas a trama ganha muito quando os outros personagens entram em cena.

Pat é maluco, o pai de Pat é maluco, o amigo indiano é maluco, a cunhada do amigo é maluca. Todos são loucos, e é na loucura que a humanidade de cada um floresce, em suas fragilidades e vulnerabilidades. E quando dois loucos se juntam pra fazer alguma coisa – qualquer coisa –, sabemos que problemas virão.

A história se destaca por fugir do lugar comum do romance meloso, dos desencontros enfadonhos de casais apaixonados, e mostra a descoberta de si mesmo pelos personagens.
Jennifer Lawrence está ótima, e não levou uma estatueta dourada a toa. De Niro faz um pai supersticioso e viciado em apostas de forma magistral, e até Cris Tucker, ainda que cômico, pode ser levado a sério.

Destaque para duas cenas fantásticas:

1      .    O surto de Pat ao não encontrar seu vídeo de casamento. Ao som de Led Zeppelin!

2      .    A dança híbrida no final do filme. Sensacional!


“O lado bom da vida” é extremamente recomendado.


Veja o trailer:




Conheça também o livro de Matthew Quick, publicado pela editora Intrínseca, que deu origem ao filme:


6 comentários:

  1. Também não vi esse filme porque é comédia romântica que em filme não curto nenhum pouco (:
    Mas posso estar perdendo algo bom mesmo xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não considero uma comédia romântica, e mais um drama bem humorado, e nem tão romântico assim. Assista, é bem legal

      Excluir
  2. Eu estava um tanto relutante em ver o filme, mas acho que vale a pena dar uma chance, vou ver se consigo assistir no final de semana.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Demorei para ver o filme e me arrependi de não ter visto antes!
    Não vejo a hora de ler o livro, adorei todos os personagens.
    Realmente a cena que ele perde o video de casamento é maravilhosa, mas a cena que eles decidem fazer a aposta também é uma loucura! rs

    Seguindo seu blog (:
    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariádne

      Ouvi dizer que o livro é mais puxado pro drama. Quero ler um dia, mas no momento tenho uma lista extensa.

      Abraço

      Excluir
  4. Eu estou com o livro pra ler, depois da leitura pretendo ver o filme.
    =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir