quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MANUAL DE OBRAS PÚBLICAS - Capítulo 1



CAPÍTULO 1: A escolha da obra




A escolha da obra a ser realizada é uma importante etapa para que seu superfaturamento seja bem sucedido. Pois o projeto deve, ao mesmo tempo, agradar aos eleitores, e possibilitar um grande orçamento.



Muitos administradores caem na armadilha de se aproveitar de obras de pequeno vulto, crendo que, por serem insignificantes diante o orçamento total do órgão, não vão ser notadas. Mas esse é um grande erro.


A reforma de uma praça não pode se arrastar por meses sem levantar desconfiança. Já uma grande obra, como a duplicação de uma extensa via, construção de túneis e viadutos, entre outras, pode se estender por todo um mandado, visto que sua amplitude e alto grau de complexidade confunde o cidadão, que não pode ter certeza se a demora é normal ou não.


Vejamos um exemplo prático de superfaturamento inteligente:


Ex. 1: A prefeitura de uma pequena cidade do interior inicia uma obra para a construção de um ginásio poliesportivo.


·        A obra é de grande porte, o que possibilita o desvio tanto de recursos, quanto de material;


·        A duração pode ser estimada, mas não pela população humilde e leiga, que além de ficar feliz com o novo ginásio, dará vivas ao prefeito por gerar mais empregos na cidade;


·        A manutenção do ginásio, depois de pronto, passa a se tornar uma fonte contínua de escoamento de recursos para o administrador.


O exemplo acima nos mostra que, mesmo em cidades pequenas, com baixos orçamentos e população predominantemente de baixa renda, é possível executar obras de grande vulto e desviar uma grande quantidades de recursos sem chamar a atenção dos eleitores.


Agora tomemos um exemplo de uma tentativa infeliz de superfaturamento:


Ex. 2: Prefeitura de uma cidade de médio porte começa a reforma de uma praça a dois quarteirões da residência do prefeito, na área nobre do município.


·        A obra é de pequeno vulto e de rápida execução, o que chamará a atenção da população e da imprensa para o seu prolongamento injustificado;


·        A proximidade da casa do administrador levantará suspeitas, principalmente se na residência for iniciada também uma reforma;


·        Mesmo que a irregularidade não possa ser provada, as suspeitas podem manchar a imagem do prefeito diante de seus eleitores, o que pode diminuir suas chances de reeleição.


Adolf Hitler dizia que “as grandes massas cairão mais facilmente numa grande mentira do que numa mentirinha”. E os exemplos que estudamos acima corroboram perfeitamente com tal afirmação. Quando se tem o intuito de ludibriar um grande número de pessoas, quanto maior o engano, mais difícil de ser descoberto.




RESUMO


Nesse capítulo aprendemos como escolher a obra perfeita para desviar recursos de forma eficiente e discreta. Também aprendemos que para enganar os eleitores é preciso pensar grande, e que pequenas mentiras não vão longe, enquanto as grandes dificilmente são questionadas.



Recapitulando: para um superfaturamento bem sucedido, quanto à escolha da obra, os seguintes requisitos devem ser preenchidos:


1.      Escolher uma obra de grande porte;


2.      Observar o interesse da população;


3.  Pensar no futuro, garantindo que o empreendimento, depois de concluído, demandará uma manutenção dispendiosa, o que proporcionará novos desvios.



No próximo capítulo, estudaremos sobre a escolha da equipe de trabalho.

Se preferir, leia abaixo ou baixe o arquivo pdf  AQUI.



2 comentários:

  1. escolher uma grande obra? Tipo BRT??? Ai, Samuel, eu estou tão revoltada com esse BRT, porque além de achar que vai ser inútil e encarecer o transporte público, virou uma obra eterna, que não acaba nunca, e tem vários trechos que já foram refeitos mais de uma vez. E ninguém fala nada, afff

    ResponderExcluir
  2. ei pessoinha, não sei se você gosta de responder Tag, porque tem gente que não gosta. Te indiquei pra uma, de livros nacionais, mas fica a vontade,
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/08/tag-21-nacionais-na-minha-estante.html#more

    ResponderExcluir