terça-feira, 25 de junho de 2013

CRÍTICA - OZ: Mágico e Poderoso










SIM SA LA BIM !!

Oz é um ilusionista patife que diz ser mágico. O pilantra usa de seu charme galanteador para recrutar assistentes não remuneradas e ganhar trocados de caipira ignorantes. 

O roteiro de “Oz: Mágico e Poderoso”, está longe de ser original, está repleto de clichês e saídas “fáceis”. Não que isso seja determinante na qualidade de um filme, já que a vida é uma sucessão de repetições com variações, e no cinema não há razão para ser diferente. Apesar de tudo, é uma história que diverte.

Com um visual deslumbrante e cheio de cores, a obra abusa da computação gráfica para criar um universo fantástico e impressionante. Criaturas das mais variadas, belas, grotescas, curiosas e cativantes.

A princípio, pode-se pensar que a atuação de James Franco é exageradamente cartunesca, porém, essa é uma característica que permeia quase que todo o tempo das duas horas de projeção.

A chegada de Oz a OZ é uma grata lembrança ao filme de 1939, numa transição do preto e branco para um banho de cores e textura que quase ofusca a visão do espectador. Milla Kunnis surge toda de vermelho, extremamente bonita. No entanto, passa a ser um grão de poeira quando Rachel Weisz surge na tela, indiscutivelmente bela e má.

Apesar de exagerada em muitos momentos, a computação gráfica é de qualidade, tanto que supre a falta de carisma dos personagens “humanos” e nos brinda com os dois personagens mais carismáticos da história: um macaco alado com incontinência verbal e uma espevitada bonequinha de porcelana.

A chegada do mágico a uma utópica cidade também é um bom momento, principalmente com a apresentação de várias “espécies de habitantes”, mas nada tão mágico como no filme original.


Oz é um filme longe de ser excepcional e pode ser decepcionante para quem esperava uma obra tão boa quanto a de Victor Fleming. Sam Raimi é um bom diretor, não há dúvida. Mas ao terminar de assistir seu novo filme, fica uma sensação de que poderia ser bem melhor. No entanto, é um bom sinal para que cometeu algo como O Homem Aranha 3.

 Trailer:


O Classico de 1939 - COMPLETO

Um comentário:

  1. oi Samuel, estou doida para ver o filme. Já faz tantos anos que vi algo do Mágico de Oz que nem lembro da história direito, rs

    ResponderExcluir