domingo, 2 de junho de 2013

RESENHA - O VENDEDOR DE ARMAS - HUGH LAURIE



“Imagine que você precisa quebrar o braço de alguém. Não interessa se é o direito ou o esquerdo. O ponto é que você precisa quebrá‑lo, porque se não o fizer...”

Assim começa a obra prima escrita pelo ator inglês Hugh Laurie, para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se Do brilhante interprete do Doutor Gregory House, protagonista de uma das séries de TV mais bem sucedidas dos últimos anos. 

“Quando Thomas Lang, ex-militar de elite recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano, ele decide, imediatamente, alertar a suposta vítima - uma boa ação que não ficará impune. Em questão de horas Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras coisas) nas mãos de muitas mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial. Encontramos nesta história muito do que se vê em um episódio de House, o mau espiríto salvador e a réplica assassina de Hugh Laurie, a serviço de uma intriga apaixonante e de um personagem que não será esquecido tão cedo. Um ator que saiba escrever bem é algo raro, mas Hugh Laurie, misturando humor com uma eficacidade hollywoodiana, faz uma entrada talentosa no mundo da literatura.”

A sinopse divulgada no portal da editora Planeta é no mínimo pobre para descrever uma grande obra literária. O Vendedor de Armas traz uma historia de espionagem ágil, intrigante, e extremamente divertida. A narração em primeira pessoa deixa o autor totalmente a vontade para destilar todo seu humor negro, com cinismo e sarcasmo altamente refinados.

É difícil não ver traços de House em Lang, mas vale ressaltar que o livro foi escrito antes mesmo de a série ser concebida, o que leva a crer que a construção do personagem na TV tem muito mais de Hugh Laurie do que do criador da série.

Thomas Lang é um personagem incrível. Carrega um senso de humor apurado e uma cara de pau cativante, sua inteligência também se destaca no decorrer da trama, onde reviravoltas e descobertas nos fazem ansiar pela próxima página como se vidas dependessem disso.

E se você ainda não leu, e espera encontrar uma aventura de James Bond, trate de tirar “o cavalinho da chuva”. O Vendedor de Armas é mais, muito mais que isso. Prepare-se para digerir uma alta dose de humor inteligente, intrigas bem desenvolvidas e uma rede de informações fragmentadas que formam um mosaico harmônico e surpreendente.

POR FAVOR! Leia esse livro.

“Baixinhos que usam terno cinza: essa é uma categoria com muitos participantes. Já baixinhos que usam terno cinza e que eu já segurei pelo saco em um bar de hotel “em Amsterdã é uma categoria com muito pouca gente. Apenas um, na verdade” (Thomas Lang)

Confira um curta com uma dramatização do primeiro capítulo:




2 comentários:

  1. E a vontade de continuar lendo - sobrepujada pela triste realidade de não ter o livro? Onde é que ficam?

    Vou procurá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      O livro é realmente sensacional. Eu comprei o meu em um sebo, pesquisei no estante virtual e depois fui pessoalmente pegar. Custou apenas R$10,00. Vale muito a pena!

      Excluir