segunda-feira, 3 de junho de 2013

CRÍTICA - A ORIGEM DOS GUARDIÕES


Qual é o seu cerne?

Sinopse: “ As crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Mas um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Para combater este adversário poderoso, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, ele embarca em uma aventura na qual vai descobrir tanto sobre as crianças quanto sobre seu próprio passado.”

Aorigem dos guardiões é um filme para crianças de todas as gradações de carbono 14. É divertido, bonito e visualmente impecável.

Somos apresentados a um personagem que não sabe quem é, ou por que existe, e durante 300 longos anos passa sua existência se divertindo, ou ao menos tentando acreditar nisso. Mas tudo muda quando o homem na lua o convoca para se tornar um guardião.

Jack Frost é um tipo rebelde, irritante, mas extremamente carismático. Além do protagonista, encontramos uma doce fada do dente metamorfoseada em beija-flor, um coelho da páscoa badass que carrega um bumerangue consigo, e um Papai Noel com cara de velho lenhador e com belas tatuagens nos braços. Sem esquecer, é claro, de Sandman, o personagem mais cativante do enredo.

O roteiro passa pelas lendas de cada um dos guardiões de forma suave e deveras interessante. A razão do por que de as fadas recolherem os dentes das crianças e de uma beleza singela e delicada. A interação entre os personagens e extremamente divertida, e carrega o humor típico de filmes onde um grupo precisa se reunir para combater o “mal”.

Existem perguntas sem respostas e pequenas forçadas de barra para chegar a determinados pontos importantes na trama, mas nada que incomode, visto que, quando ocorrem, já estamos imersos no universo dos guardiões.

Cenas de ação bem realizadas e empolgantes, e uma redenção do herói bem justificada. Senti falta, confesso, de um aprofundamento maior em Sandman, e sua mitologia, mas deve ficar claro que ele não é o personagem principal da história, e isso seria querer demais.

Boa pedida para as crianças que estão acostumadas as se contentar com os especiais de natal da turma do Didi, ou que já se cansaram de assistir às reprises de “Meu Herói de Brinquedo”.


Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário