quinta-feira, 30 de maio de 2013

RESENHA - A SANGUE FRIO -TRUMAN CAPOTE



Um crime brutal choca toda uma população no interior do Kansas. Uma família inteira friamente assassinada, aparentemente sem motivos, e com requintes de crueldade. Essa é a história real onde Truman Capote encontrou inspiração para uma empreitada ousada e corajosa: o romance e não ficção.


Mas quem se aventura nesse rico romance esperando o simples relato de um crime, vai, com certeza, se decepcionar, já que A Sangue Frio é bem mais que isso.


Antes de tudo, a obra é sobre pessoas, e Capote nos entrega uma enxurrada de personagens de todos os tipos, sabores e tamanhos. Ao mesmo tempo que acompanhamos a trajetória de dois ex-presidiários rumo à execução de um plano previamente traçado, conhecemos a família Clutter, a qual sabemos estar prestes a chegar ao fim, bem como uma diversidade de pessoas que fazem parte de sua rotina, independente do nível de tal envolvimento.


Em muitos momentos, simplesmente esquecemos estamos lendo sobre um crime, e entramos na história como mais um dos moradores daquela aconchegante região. Percorremos a cidade, entrando em cada casa, cada estabelecimento. Conversamos com cada morador e nos sentimos próximos daquela realidade da qual não pertencemos. E quando os assassinatos se consumam, mesmo já sendo esperado, sentimos como se nossos vizinhos fossem as vítimas.


A curiosidade –ao menos a minha- atinge seu ápice quando os assassinos são revelados a todos os personagens e, ainda assim, percebemos que dezenas de páginas ainda nos esperam. Então, uma nova historia nos é contada, e, mais uma vez, estamos diante de um livro sobre pessoas, e não sobre assassinatos.


Capote foi capaz de juntar uma apurada escrita jornalística, com uma narração envolvente e intrigante que nada perde para qualquer texto ficcional, por mais criativo que este seja. E o faz não só com competência, mas com maestria.


Quem deseja uma descrição detalhada e minuciosa de um assassinato brutal, será atendido. Quem não tem estômago para tais descrições, mas aprecia uma história bem contada, com personagens bem construídos, estará bem servido.

A Sangue Frio é um romance extremamente bem escrito, e um registro, provavelmente, bem mais rico e detalhado que qualquer documento policial 



Em 2005 foi lançado o filme Capote, estrelado por Philip Seymour Hoffman, retratando o periodo em que o autor trabalhava no romance e sua relação com os assassinos. Veja o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário