segunda-feira, 27 de maio de 2013

CRÍTICA - HOMEM DE FERRO 3


EU SOU O HOMEM DE FERRO

Confesso que ao assistir os primeiros trailers do terceiro filme da franquia de Tony Stark e suas fantásticas armaduras, temi por uma Dark Knightização do herói, procurando pegar carona na bem sucedida empreitada de Christopher Nolan. Porém, nos primeiros minutos de projeção, tal receio me deixou por completo, e embarquei prazerosamente no filme mais divertido de toda a franquia.


Homem de Ferro 3 é um filme divertido, engraçado, com muita ação e um Robert Downey JR em sua melhor forma. Vemos Tony Stark enfrentando ataques de ansiedade, fruto dos eventos ocorridos em Nova Iorque e sua incursão pelo Buraco de Minhoca. Somado a isso, a ameaça com a vida daqueles que ama levam o herói a uma tensão total. Entretanto, todo o drama no qual a vida de Stark está imerso não deixam que o filme seja de fato “dramático”. Tudo é levado com absurda leveza, com uma pegada cômica fantástica.


Guy Pierce cumpre seu papel como vilão impiedoso e psicopata, enquanto Ben Kingsley nos brinda com não uma, mas duas interpretações magistrais. Apesar de um 3D totalmente dispensável, o visual é fantástico, e abusa dos efeitos especiais com maestria, fazendo-nos acreditar que realmente todo aquele exercito de armaduras é real. Mérito dos artistas 3D.


Agora, se você se incomodou com a recuperação instantânea de Tony Stark depois de ver sua amada despencar de centenas de metros de altura. Ou achou exagerado um nerd multibilionário invadir uma “fortaleza do mal” com pistolas d’água. Perdoe-me, mas devo informar que Homem de Ferro 3 é uma ótima comédia e um ótimo filme de ação. Claro que se você prefere um sofisticado filme de “arte”, com um roteiro escrito em polonês ditado por um alemão a um taquígrafo russo, onde cada fotograma demora sessenta segundos para ser exibido: fique a vontade e seja “cult” na escuridão de uma sala de cinema abandonada, se puder ficar acordado. Eu, particularmente, prefiro uma boa dose de diversão antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário